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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66212

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Título: Museus virtuais de Pernambuco : explorando estratégias para aprimorar a experiência do visitante em um tour virtual de museu
Autor(es): ARAÚJO, Calíope Corrêa de
Palavras-chave: Museus virtuais; Tour virtual; Design de interação; Experiência do usuário; Patrimônio cultural
Data do documento: 16-Jul-2025
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: ARAÚJO, Calíope Corrêa de. Museus virtuais de Pernambuco: explorando estratégias para aprimorar a experiência do visitante em um tour virtual de museu. 2025 Dissertação (Mestrado em Design) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: Esta dissertação investiga e propõe estratégias para aprimorar a experiência do usuário em tours virtuais de museus pernambucanos. Com a crescente digitalização do patrimônio cultural, os tours virtuais emergem como ferramentas essenciais para a difusão e o acesso a acervos museológicos. No entanto, a qualidade da experiência do usuário nesses ambientes digitais é um fator determinante para sua eficácia e adesão. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa e exploratória, estruturada em fases que incluem o mapeamento da oferta de tours virtuais em museus de Pernambuco, uma investigação sobre os métodos de avaliação da UX em tours virtuais de museus, e uma pesquisa de campo com usuários. Os dados foram coletados por meio de observações comportamentais, questionário padronizado (UEQ) e entrevistas semiestruturadas com participantes que interagiram com tours virtuais de museus pernambucanos. A análise dos resultados revelou desafios significativos relacionados à usabilidade e acessibilidade, como desorientação espacial, legibilidade deficiente e interatividade inconsistente, bem como pontos fortes e potenciais, como cenografia sensorial e o uso de elementos multimídia. Com base nesses achados, são propostas estratégias de design detalhadas, focadas em princípios fundamentais de UX, recomendações para melhoria de pontos fracos e otimização de pontos fortes, bem como diretrizes para acessibilidade e inclusão. O estudo contribui para o avanço teórico-metodológico na área de design de interação em contextos museológicos virtuais, oferece contribuições práticas diretas para instituições culturais e reforça o impacto sociocultural da tecnologia na ampliação do acesso ao patrimônio.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66212
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Design

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